O procedimento de clareamento dental ajuda a restaurar a cor natural dos dentes e a aparência de um sorriso saudável que podem ser afetadas por diversos fatores como:
• Envelhecimento natural das células e tecidos que podem escurecer os dentes.
• Tabagismo, pois a nicotina presente no cigarro adere facilmente ao esmalte do dente e altera sua coloração.
• Uso prolongado de medicamentos como os antibióticos e os broncodilatadores que podem danificar o esmalte e escurecer os dentes.
• Consumo de alimentos e bebidas muito ácidos ou com alto teor de corantes, como café e vinho, que escurecem os dentes.
Como é feito o clareamento dental?
Em primeiro lugar, é importante explicar que o clareamento dental é um procedimento odontológico invasivo. Isso porque ele abre vários poros no esmalte (camada externa do dente) para chegar na dentina (estrutura do dente) que é responsável pela coloração para, então, clarear os dentes, assim é necessária uma avaliação profissional para indicação do tratamento.
Conheça as duas formas de realizar o procedimento:
• Clareamento dental caseiro
É uma forma menos concentrada com gel clareador aplicado sobre um molde personalizado que se encaixa nos dentes do paciente para ser usado todos os dias durante 1 hora por 14 dias.
• Clareamento dental a laser
Aplicação de um gel clareador mais concentrado sobre os dentes e do laser para ativar o agente clareador, é realizado pelo dentista em 2 sessões no consultório.
Após o término do tratamento, os resultados de ambos os procedimentos são iguais, o que pode impactar no resultado é a intensidade das manchas presentes nos dentes antes do início.
O paciente também deve estar ciente que não é possível deixar os dentes mais brancos do que sua cor natural.
Em alguns casos, pode ocorrer uma sensibilidade maior que é temporária e varia de paciente para paciente, porém pode ser controlada com o uso de produtos específicos.
A durabilidade do clareamento dependerá da higiene bucal de cada paciente, das consultas regulares ao dentista e de evitar o excesso dos principais fatores que promovem o escurecimento dos dentes.