Restauração de dentes perdidos com tratamentos de prótese sobre implantes personalizados para:
• Pessoas que realizaram a cirurgia para inserção de um ou mais implantes dentários.
• Pacientes com uma ou mais próteses dentárias danificadas por acidentes ou consumo de alimentos duros e pegajosos.
O que é uma prótese sobre implantes?
Próteses são dispositivos suportados por implantes, acima da gengiva, similar aos dentes e coroas perdidos, com o objetivo de proporcionar mais estabilidade e segurança para o paciente ao sorrir, comer e falar.
As próteses podem ser feitas de zircônia (metal free) ou porcelana e são ajustadas para garantir o perfeito alinhamento dos dentes e uma boa função mastigatória.
Diferentes tipos de próteses podem ser recomendados para reabilitação oral unitária (perda de um dente) ou grandes reabilitações, a depender de cada caso que deve ser analisado individualmente:
• Prótese Protocolo
Fornece mais estabilidade para pacientes que perderam vários dentes e é fixada sobre um número maior de implantes (4 a 6 por arcada). O paciente precisa ter uma estrutura óssea adequada para a colocação dos implantes e fixação da prótese.
• Prótese Convencional ou Overdenture
Removível e suportada por menos implantes, além da estabilidade para sorrir e mastigar proporcionada pelos implantes, a prótese convencional facilita a higiene bucal, prevenindo futuros problemas.
• Prótese Única
Fixada sobre um implante dentário para pacientes que perderam um único dente, a prótese única harmoniza o sorriso por ser semelhante ao dente perdido e evita o deslocamento de dentes e futuros problemas bucais.
Quais são as etapas do tratamento?
Para os pacientes que vão realizar a cirurgia para inserção dos implantes dentários, sigo as etapas do tratamento de implante dentário com a análise da saúde bucal (anamnese) e dos exames solicitados para definir o número de implantes de acordo com a densidade óssea do paciente e o tipo de prótese indicada. O tratamento completo pode durar de 4 a 6 meses dependendo do caso e da arcada onde será realizado todo o tratamento.
Já no caso dos pacientes que possuem próteses danificadas, faço uma reavaliação em conjunto com o paciente, seguida do processo de moldagem da prótese que é enviada ao protético. Tão logo a prótese esteja pronta (cerca de 3 semanas), é iniciado o processo de fixação ou colocação da prótese e dos ajustes para fornecer mais conforto ao paciente.
Após a confecção e ajuste da nova prótese, o paciente volta a sorrir com confiança e recupera sua função mastigatória com impacto positivo tanto na alimentação como no processo de digestão.
Todos os casos são analisados individualmente com o objetivo de entender as necessidades e ajustar as expectativas do paciente em relação ao seu desejo estético (sorriso) e as possibilidades reais de tratamento sem perder a funcionalidade (mastigação e saúde), pilares fundamentais para conquistar um sorriso saudável.